terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

SUSHI
















Para fazer o rolinho, você vai precisar de uma esteira para sushi (que você encontra em alguns supermercados e em lojas de produtos orientais)

Ingredientes:

1 xícara (chá) de arroz para sushi (grão curto)
2 xícaras (chá) de água
1/2 xícara (chá) de vinagre japonês (tozan)
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 colher (café) de ajinomoto
1 pacote de alga nori
salmão cru
kani kama
pepino japonês

Modo de fazer:

Lave o arroz e deixe escorrer bem. Deixe descansar por 15 minutos. Depois coloque o arroz em uma panela com a água, o sal e o ajinomoto e leve ao fogo alto (é necessário tampar a panela). Quando começar a ferver,  abaixe o  fogo e deixe cozinhar por mais uns 5 minutos. Depois é só desligar o fogo e deixar na panela (ainda tampada) por mais 15 minutos. Enquanto isso, leve ao fogo o vinagre e o açúcar, até o açúcar dissolver por completo. Despeje o arroz em um refratário e regue com a mistura de vinagre, sempre aos poucos, misturando bem e abanando com um leque ou com uma tampa de plástico. 

Como montar o sushi

Coloque uma folha de alga na esteira. Espalhe um pouco de arroz na superfície com as mãos (umideça as pontas dos dedos na água, para o arroz não grudar)Cuidado para não deixar muito alto nem muito próximo às bordas superior e inferior. Coloque o recheio de sua preferência no centro (os da foto são: fatias de salmão cru, kani kama e fatias de pepino japonês). Depois é só enrolar a esteira, apertando levemente. Abra a esteira e, com cuidado, retire a alga enrolada. Corte em 8 pedaços. Depois é só servir com molho shoyu ou wasabi (um tempero em pasta, típico da culinária japonesa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE! DEIXE SEU COMENTÁRIO!