Ingredientes:
1 pedaço de 2 kg de coxão duro
200 gramas de sal grosso (1 xícara mal cheia)
1 kg de mandioca cozida com sal
500 gramas de manteiga de garrafa
1 cebola grande picada
3 dentes de alho amassados
1 kg de carne seca demolhada, cozida e desfiada
200 gramas de queijo coalho em cubinhos
1 xícara (chá) de coentro picado (ou se preferir salsinha)
3 xícaras (chá) de feijão de corda cozido e sem caldo
3 xícaras (chá) de arroz cozido (preparado normalmente com alho, cebola e 1 colher (sopa) cheia de colorífico
Sal a gosto
Modo de Fazer:
Para preparar a carne de sol, passe o sal grosso em todo o coxão duro, deixe descansar em uma bacia por 24 horas, escorrendo o líquido que juntar. Coloque na panela de pressão e deixe cozinhar (cerca de 30 minutos). Retire do caldo, deixe esfriar, corte em pedaços e reserve. Em uma panela coloque 1/2 xícara de manteiga de garrafa, o alho, a cebola e deixe amolecer. Acrescente a carne seca desfiada e misture, coloque o feijão, o queijo coalho, o coentro e o arroz, misturando bem após cada adição. Em uma frigideira coloque manteiga de garrafa e frite alguns pedaços de coxão duro até dourar. Repita até terminar toda a carne. Depois frite a mandioca na manteiga de garrafa. Sirva a carne e a mandioca acompanhando o baião de dois. Decore com coentro ou salsinha.
Dica: Se preferir pode cortar em cubos menores a carne e a mandioca fritando os dois juntos. Coloque a manteiga de garrafa em banho maria para amolecer.
Dica: Se preferir pode cortar em cubos menores a carne e a mandioca fritando os dois juntos. Coloque a manteiga de garrafa em banho maria para amolecer.
Muito legal !
ResponderExcluireu sou Cearense desde pequena lembro de como minha mãe fazia baião de dois ela cozinhava o feijão depois de cozido na mesma panela que o feijão cozinhou ela pemperava com pimenta do reino alho e jogava os outros temperos dentro jogava o arroz e deixava cozinha no próprio caldo do feijão e já quase seco colocava o centro e o queijo e esperava secar e era o baião de dois mais gostoso que já comi na vida não tem igaul era pra mim o jeito que ela fazia e o verdadeiro baio de dois as veses ela não tinha as carnes pra por dentro fazia só com arroz e feijão e os temperos e era uma delícia que saudades da comida tradicional da minha mãe que Deus a tenha que saudades do meu nordeste de antigamente 😔
ResponderExcluirExatamente, isso que é baião de dois. Arroz branco cozido misturado com feijão e um milhão de coisas é um mexidao, mas nunca será baião de dois. Falta de respeito com um prato típico, tem que ver as origens e influência cultural pra puder fazer.
ExcluirAmei essa receita já quero fazer
ResponderExcluirObrigada, experimente sim. Também vou experimentar cozinhar o arroz conforme a dica. Valeu.
ResponderExcluir